De onde vem? – Constantine (O verdadeiro)

consta

Hoje a coluna “De onde vem?” contará algumas coisas sobre o personagem John Constantine (O da Vertigo, o de verdade).

De onde vem? – Constantine

John Constantine (nascido em 10 de maio de 1953) é o personagem principal da série de quadrinhos Hellblazer (o que seria “desbravador do inferno”, em inglês) e apareceu pela primeira vez na Swamp Thing issues 37 em Junho de 1985. John é mago (dos mais sacanas) e um anti-herói. John Constantine foi criado por Alan Moore, Steve Bissette e Totleben John. As histórias de Constantine são sempre ligadas ao sobrenatural.

Origem

johnnyJohn Constantine é um exorcista. Tem vastos conhecimentos sobre ocultismo, demonologia e outros assuntos obscuros (sombrio esse rapaz). Ele foi criado por Alan Moore, como um mero figurante da revista Monstro do Pântano,mas acabou conquistando fãs e se tornando popular. Foi criado por Moore por que os roteiristas da revista, Steve Bissette e John Totleben queriam que a HQ tivesse um personagem fisicamente parecido com o cantor Sting. Um ano depois de sua primeira aparição, ganhou sua própria HQ chamada Hellblazer, escrita durante muito tempo por Jamie Delano (mais de 40 edições) e ilustrada por John Ridgway. Esses dois tiveram sua carreira permanentemente ligada ao personagem, que também já passou pelas mãos de Garth Ennis (O Roteirista do demônio), Neil Gaiman (O Gênio, e criador de “Sandman”), Grant Morrison, Warren Ellis, Brian Azzarello, Steve Dillon, Guy Davis, Marcelo Frustin vários outros.

Passado de Constantine

Durante o início da década de 70, Constantine já havia dado seus primeiros passos no mundo da magia. Dizia-se que ele teria financiado todo um festival de rock com dinheiro ganho numa aposta em que acertou o dia e a hora exatos do ataque cardíaco que matou Lyndon Johnson (Apostas amigáveis dessas que você faz na escola). Em 1978, Constantine fundou sua própria banda e se tornou vocalista, o nome da banda era “Membrana Mucosa”. É com essa banda que ele procurou o Clube Casanova, onde teve seu fatídico encontro com Nergal (Um demônio que depois veio a ser o maior inimigo de John).

Newcastle

astraNa cidade inglesa de Newcastle, aconteceu o evento mais impactante do passado de Constantine. Lá ficava o clube Casanova, onde John e sua banda (Mambrana Mucosa) foram procurar por trabalho. Encontraram o clube deserto e restos de corpos no porão. A única pessoa viva no lugar era Astra Logue (Uma inocente), a filha do proprietário, que estava em choque. Ela conta a John que seu pai abusava dela, e comoela não aguentava mais essa situação, um ser demoníaco pareceu brotar do seu sofrimento e seu ódio pelo pai.

Constantine, que já conhecia magia na época mas ainda era um pouco amador, decidiu invocar um outro demônio para enfrentar a criatura. Ele e seus amigos tentam conjurar o demônio Sagatana, mas um erro no ritual faz com que o demônio invocado fosse outro. Esse outro demônio era Nergal, que consegue destruir facilmente o demônio criado pelos sentimentos de Astra e aproveita o fato de não estar sendo controlado por John (pois John ainda não sabia o nome de Nergal) para levá-lo junto com Astra para o Inferno. (Assim como no ocultismo real, para manter um demônios sob controle é necessário saber seu nome).

Na tentativa de fugir do Inferno antes que o portal se feche John corre segurando Astra pela mão, mas quando ele foge do inferno ainda segurando a mão da garota ele percebe que o portal se fechou e John fica apenas com o braço da garota, então Astra fica perdida no inferno e John Constantine carrega essa culpa pelo resto da vida. Vislumbrar o inferno e carregar a culpa por não conseguir salvar Astra deixaram Constantine Completamente louco: logo após esses acontecimentos ele passou dois anos internado no manicômio de Ravenscar. E lá ele era espancado todas as noites pelos enfermeiros, pois era conhecido com um louco que matou uma garotinha.

Descontente com a fuga de Constantine, Nergal amaldiçoou a ele e a seus amigos, que após o acontecimento de Newcastle, foram morrendo um a um. Seus fantasmas perseguem John Constantine por muito tempo.

O Câncer

John Conatantine é um fumante incontrolável, e na saga “Hábitos Perigosos” ele descobre que está com câncer nos pulmões, John faz de tudo para se curar, pede ajuda até para o anjo Gabriel, mas o anjo não o ajuda por que diz isso é culpa apenas de John.

Então John decide enganar a “trindade do inferno”, Diabo, Belzebu e Azazel, John jura sua alma para os três demônios separadamente, e fodasselogo em seguida comete suicídio, então  três vem até ele buscar sua alma, mas quando eles se encontram começam a discutir a quem a alma de John pertence, e pensam até em criar uma guerra no inferno para disputar a alma do mago mais odiado do mundo. Então John (Morto) debocha deles, dizendo que o inferno entrará em guerra por um simples mortal, e os demônios decidem que nenhum ficará com a alma, em seguida o Diabo ressuscita John, abre suas costelas e coloca pulmões novos nele, mas John sente toda a dor do processo e nem sequer consegue gritar por causa da intensidade da dor. E o diabo vai embora jurando que um dia se vingará de Constantine, o homem que enganou o diabo. E John mostra o dedo do meio para o demônio dizendo a tão conhecida frase “Vai se foder.”

Essa história deu origem ao filme “Constantine” protagonizado por Keanu Reeves, mas muitos elementos foram mudados na história, e o filme não foi muito bem recebido pelos fãs.

2170920-fofInimigos

– O próprio diabo

– Nergal

-Azazel

-Belzebu

-Chantinelle (que já ajudou John)

-Buer

 

 

Poderes e Habilidades

Adivinhação

-Evocação

-Maldição

-Mediação Psíquica

Criação de Espíritos Ward – Colocado um sigilo mágico em um succubus chamada Chantinelle que impediu as forças do céu e do inferno de acharem sua localização. (Hellblazer # 60). Bem como os sigilos usando para se esconder de Satã (Rake coleção graphic novel At The Gates Of Hell) também colocou os sigilos várias em uma caravana abandonado que abrigou-se em esconder-se do demónio Nergal. (Hellblazer # 12)

-Oclumencia – Apaga memórias traumáticas ou inexplicáveis de pessoas.

-Necromancia

Ilusão – Faz pessoas pensarem que ele é alguém ou algo.

Dê a sua opinião sobre o artigo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s