De onde vem o Punho de Ferro: A Arma Viva?

punhodeferro

 

Com o novo título da All-New Marvel NOW! batendo na porta, chamado Punho de Ferro: A Arma Viva (Iron Fist: Living Weapon, no original), o heroi que é mestre dos paranauês está de volta a cena. A nova série fica a cargo do Kaare Andrews, que trabalhou em Homem-Aranha: Reino. Conheça mais um pouco sobre o Punho de Ferro neste post (e definitivamente, tem coisas que você não faz ideia).

 

Este post ficará muito mais mítico com esta música no fundo:

 

Daniel Thomas Rand-K’ai, ou simplesmente Danny Rand, foi criado por Roy Thomas e Gil Kane. Ele fez sua primeira aparição em Marvel Premiere #15, em maio de 1974. Na época, as artes marciais eram febre e a Marvel já tinha idealizado o Shang Chi, o Mestre do Kung-Fu. Roy Thomas, um dos criadores, diz que teve um insight ao assistir um filme em que havia, em determinado momento, uma cerimônia chamada Rito do Punho de Ferro. ”Ta aí”, matutou o homem, ”esse é um bom nome pra um personagem. Já temos um lutador de Kung-Fu no maior estilo Bruce Lee, mas e daí? É só deixar o cara loiro!”. E assim foi.

 

punhos1

Eu compraria só pela foto do Chuck Norris lutando

Danny Rand é filho de Wendell Rand. Wendell é o herdeiro exilado da cidade extra-dimensional de K’un Lun, uma das sete cidades capitais do Paraíso. Esta cidade mística se localiza nas Cadeias Montanhosas de K’un Lun, na Ásia, na região próxima de Tibete e China, mas se manifesta no plano terreno apenas uma vez em cada 10 anos.

Wendell, um empresário rico, após passar anos na Terra resolve regressar para sua cidade. Assim, acompanhado do filho Danielzinho, sua esposa Heather e seu sócio Harold Safadão Meachum, ele percorre as montanhas procurando o ponto de entrada para K’un Lun. Contudo, seu sócio Harold, ganancioso e disposto a roubar o patrimônio do amigo, faz com que Wendell caia em um abismo e abandona a esposa e o filho do sócio para morrer na neve.

O pequeno Daniel, com nove anos, ainda vê a mãe ser devorada por lobos, antes de conseguir penetrar na cidade mística. Lá, o garoto cego de ódio e sedento por vingança, é treinado rigorosamente nos aspectos físicos, psicológicos e espirituais das artes marciais de K’un Lun. Aos 19 anos, ele ganha o direito de se submeter ao rito de passagem dos grandes guerreiros, que consiste em enfrentar o terrível demônio-dragão Shou-Lao, o Imortal. Demonstrando grande habilidade de porradeiro, Danny consegue um fato inédito: ele mata o dragão imortal, e assombra toda a sociedade com sua fodalhonice. Desta forma, ele ganha a cicatriz em forma de dragão no peito, e ganha acesso ao poder do Punho de Ferro. Após a consumação do rito de passagem, Danny se torna o 66º e último Punho de Ferro de K’un Lun.

Immortal_Iron_Fist_Vol_1_24_page_24_K'un-Lun

 

Agora, o jovem e violento Danny pode manipular sua energia espiritual, o Ki, canalizando-o para seu corpo, possibilitando atingir níveis de força sobre-humanos. Através da concentração de Ki nas mãos, ele as torna duras e rígidas como ferro. Devido a seu treinamento, é agora exímio artista marcial, acrobata e capaz de manejar qualquer tipo de arma.

Aproveitando o período em que K’un Lun estava materializada na Terra, Punho de Ferro vai atrás do carrasco de sua família, babando de raiva. Só que ao encontrar o famigerado safado que condenou seu pai a morte, ele percebe que Harold Meachum é agora um homem doente e paralítico, pois perdeu os membros inferiores ao ficar congelado na neve. Tendo misericórdia do homem, ele parte.

Punho-de-Ferro-e1282851959546-1024x329

Rand enfrentou Dentes-de-Sabre na estreia do vilão, bem antes dele virar o rival de um certo Carcaju. E como todo bom homem que manja dos paranauês, Punho de Ferro aplicou-lhe uma bela sova (depois de levar umas pancadas, sejamos sinceros).

fight0139-f if14-747590

Juntamente com seu amigo Terry Crews, a personificação do Luke Cage, e da mulher que iria se tornar sua namorada, Misty Knight, Danny cria os Herois de Aluguel, um empreendimento que o ajuda a focalizar uma maneira de aproveitar seus dons. Ele e Cage foram muitas vezes contratados como guarda-costas e investigadores particulares, e com o dinheiro dos honorários ajudavam os necessitados.

image

Mais recentemente, durante a Guerra Civil, Danny passou a utilizar o uniforme do Demolidor durante o período em que Matt Murdock estava preso, para dissuadir a mídia e dissociar o nome do advogado a do vigilante da Cozinha do Inferno. Ele enfrentou as forças governamentais pró-registro lutando ao lado do time de foras-da-lei do Capitão América, mas acabou sendo preso e enviado para a Zona Negativa. Nesta hora, Danny leva uma moeda de prata na boca até Tony Stark, o chefão do governo. ”Com essa, você já tem 31 moedas” diz, comparando o Homem-de-Ferro com o traidor bíblico Judas Iscariotes. MITOU! Foi preso, mas tirou onda!

daredevil-civil-war-silver-dollar-judas-reed-richards

O Punho de Ferro é membro dos Vingadores, Defensores e dos Herois de Aluguel (e de provavelmente mais alguns supergrupos, vai saber…), e a Marvel está investindo em visibilidade para o heroi das artes marciais. Com a nova revista, associada a série que o personagem terá no Netflix, a Casa das Ideias promete levá-lo ao elenco de personagens mais conhecidos, como vem fazendo em seu universo cinematográfico (a exemplo de Gavião Arqueiro e Viúva Negra). Vamos esperar e torcer pelo sucesso dessas empreitadas. Por hora, fique com mais algumas imagens da Living Weapon, que você vê em breve nos Impossíveis Comics.

 

Dê a sua opinião sobre o artigo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s