DE ONDE VEM: DR. NÊMESIS?

capa

Um cientista. Um médico. Um geneticista. Um mutante. Um safado metido a besta que paga de heroi desde o século passado! Quem é esse cara que se intitula ”caçador de nazistas”?

Este artigo ficará muito mais mítico com essa música:

 

O Dr. Nêmesis tem uma premissa muita bacana, e é um daqueles personagens que já foi aproveitado até a medula nas mais diversas opiniões editoriais. O lance é que nem sempre são mexidas de GRAAAANDE destaque, tipo Wolverine sem adamantium nos ossos, Magneto com magnetismo mais-ou-menos, ou Aranha com uniforme negro. Ele é um daqueles personagens de segundo escalão da Marvel, que tem mais relevância no universo mutuna da Marvel.

Dr_Nemesis_Xclub_h2

Pois bem, negada. Pra você que nunca viu esse cara, muito prazer. O Dr. Nêmesis é mais conhecido por Dr. James Nicola Bradley, e é um dos mutantes mais antigos vivos no universo. Ele fez parte da primeira geração de mutantes nascidos, no comecinho do século XX, mais especificamente em 1906, ou seja, com mais de 100 anos na conta. Em termos de idade, este garotão aí rivaliza com Nick Fury, Carcaju, Capitão Bandeiroso e essa galera que curte Matusalém.

tumblr_m53qnzhj0i1r23q2bo1_500

Imagens das primeiras edições

drnemesisga3

Imagens das primeiras edições

O personagem foi criado na Era de Ouro dos Quadrinhos, por algum autor desconhecido (!) lá pelos idos de 1941, para a Ace Magazine. Sua primeira história saiu na Lighting Comics #6. Nessa época, o Dr. James Bradley era um médico do Hospital Mercy, de Nova Iorque, que de tanto ver o sofrimento de inocentes atingidos pelo mal do mundo, resolve tornar-se um vigilante. Ele então arma-se com uma pistola de agulhas hipodérmicas, e veste-se com um sobretudo e uma máscara cirúrgica para esconder seu rosto. Muitas agulhas que levava eram carregadas com um supersoro da verdade, de sua própria fabricação, auxiliando muito na hora dos interrogatórios. O médico continuou sendo vigilante entre os plantões, até que acabou se tornando um personagem de domínio público.

robertrey

DR. REY APROVA ESSA CONDUTA!

Em 1993, na primeira edição do segundo volume de Invasores (aquele supergrupo do Capitão América, com Namor, Bucky e geral da 2ª Guerra Mundial), Roy Thomas e Dave Hoover resolveram utilizar vários herois da Era de Ouro dos Quadrinhos como ícones esquecidos e amargurados do passado, que foram sub-aproveitados e sentiram ingratidão pela população. Para isso, tiveram que dar um tapa nos personagens para utilizá-los pela Marvel, além de costurar a história por onde pararam, até conseguirem conectar os pontos com a cronologia da época. E assim foi!

Após incrementarem a história, tudo ficou assim: o Dr. Bradley era parceiro de Phineas Horton, o criador do  primeiro heroi existente, o androide Tocha Humana (sim, existia um antes do Johnny Storm!). Horton buscava reconhecimento pela mídia, enquanto Bradley queria extrair o máximo da capacidade de suas obras, buscando a beira da perfeição. Após desentendimentos entre os dois, Horton toma os créditos do androide para si e exclui Bradley das pesquisas, deixando-o extremamente magoado. Precisando de dinheiro, Bradley dedica-se exclusivamente a carreira médica, indo trabalhar no Hospital Mercy (e aí entra o conceito original do personagem). Descobre-se que ele é mutante, com a capacidade de possuir um intelecto com ”auto-evolução”, proporcionando intuição e instinto para a ciência inatos. Ele acaba se aperfeiçoando em diversos campos científicos, como genética, matemática, engenharia de armas e por aí vai.

X-Men_Blind_Science_0033

Como toda boa história, um evento marcante. Durante uma de suas aventuras como vigilante, em, 1942, ele encara um vilão chamado de Cirurgião, que treinava ratos para disseminar uma nova variante da Peste Negra. Após uma ferrenha batalha, Dr. Nêmesis descobre horrorizado que o homem atrás da máscara do Cirurgião era seu colega Dr. Blackston, um superintendente de outro hospital na cidade. Extremamente abalado com a descoberta, e enojado da
capacidade do homem para o mal, Bradley se afasta de suas atividades rotineiras.

Pouco tempo depois, agentes nazistas abordam o bom doutor com uma proposta: ele se juntaria e lideraria um grupo de herois alinhados ao Eixo, e o Reich Alemão financiaria suas pesquisas e supriria qualquer necessidade financeira. Desiludido, ele aceita a proposta e compõe a equipe conhecida como Battle-Axis, que podemos traduzir como ”Batalhão Eixo”. Todos os membros eram herois esquecidos e desiludidos. O grupo não necessariamente concordava com os ideais fascistas hitlerianos, mas teria como único objetivo retirar os Estados Unidos da 2ª Guerra. Proposto, Bradley altera seu nome para Dr. Morte, e passa a arquitetar uma máquina capaz de gerar abalos sísmicos fortes na região costeira dos E.U.A. Os abalos destruiríam centros econômicos importantes, e com uma crise interna, a nação estadunidense teria que retornar a seu solo para se ajeitar. Agora, ele é um médico amargurado, com tendências violentas e meios nada ortodoxos para cumprir seus objetivos.

coolest-house-AGORA SIM

DR. HOUSE APROVA ESSA CONDUTA!

Os Invasores (lembra?) acabam desarticulando tudo e dando uma sova no Dr. Morte, e o plano vai pelo ralo. Arrependido, Bradley volta a se tornar Dr. Nêmesis e jura caçar todos os agentes nazistas que estão espalhados pelo mundo. Com seus conhecimentos de bioengenharia, ele reconstroi seus próprios olhos com lentes capazes de perceber anomalias genéticas, mutações ou clonagens. E sai mundo a fora!

O Dr. Nêmesis é membro dos X-Men e foi ativo na busca de uma salvação para o gene mutante, nos tempos de extinção, integrando o Clube-X, a equipe de cientistas mutantes. Morou em Utopia, lutou contra os Vingadores quando o pau quebrou e a fênix voltou, e recentemente, integrou a X-Force do Cable como médico da equipe, criando uma zoada amizade com o Forge.
drnemesisnow_zps405145da

Quer saber como foi a passagem dele pela equipe do Cable? O que um Dr. House oriundo de 2ª Guerra Mundial faria se estivesse lutando ao lado de um guerreiro vindo de um futuro pós-apocalíptico? Se liga AQUI na série da primeira fase da Marvel NOW!  Cortesia, claro, Impossíveis!

Dê a sua opinião sobre o artigo.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s